MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

"Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas, evoluídas, competentes, éticas. A sociedade torna-se cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis."

José Manuel Moran


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CAUSOS QUE OS ALUNOS CONTAM E RECONTAM



Em meio às diversidades tecnológicas, o projeto se faz necessário para estimular a sensibilidade e a imaginação. Numa sociedade tecnológica, contar e ouvir histórias é a possibilidade mais libertária de aprendizagem. Na condição de educadores, a recuperação das narrativas populares é uma postura a assumir, pois, segundo Heloísa Prieto (1999, p.41):
Em plena virada de milênio, quando o professor ou aluno se senta no meio de um círculo de alunos e narra uma história, na verdade cumpre um desígnio ancestral. Nesse momento, ocupa o lugar do xamã, do bardo celta, do cigano, do mestre oriental, daquele que detém a sabedoria e o encanto, do porta-voz da ancestralidade e da sabedoria. Nesse momento ele exerce a arte da memória.
Talvez o ato de contar histórias, "causos", esteja se perdendo no corre-corre das cidades. Neste contexto, o Laboratório de Informática do CEJA Padre Antônio Tomás, pensando em resgatar esse fenômeno cultural, baseado na vivência e na experiência de vida dos alunos da EJA, através de narrativas de causos orais, vem com esse projeto desenvolver ações com os alunos da escola com faixa etária mais elevada a fim de dá continuidade a esse costume da nossa cultura. É o momento de experimentar contar e ouvir. Podem ser histórias vividas, podem ser histórias ouvidas, podem ser histórias contadas e recontadas de geração a geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário